QUEM SOMOS
Histórico
No ano de 1903 passa a residir em Não-Me-Toque o Pastor Peter Heirich Peterson pertencente ao Sínodo Missouri. Neste ano foi fundada a comunidade Luterana Alemã e em 1904 foi fundada uma escola paroquial que recebeu o nome “Evangelischem Schule”, Escola Evangélica, este foi então o primeiro nome da Escola Sete de Setembro. As primeiras aulas eram dadas num galpão e depois na capela recém construída., onde o Pastor Brandt também tocava violino e dava aulas de música e canto aos seus alunos.
Em 1914, o Pastor Theophil Diestch iniciou seus trabalhos em Não-Me-Toque, onde foi fundada, juntamente com a colaboração de algumas famílias da época a Sociedade Escolar Sete de Setembro, sendo eleito para presidente o senhor Gottfried Kissmann. Esta Sociedade Escolar preocupou-se em divulgar o nome da Escola e construir um prédio próprio.
Nessa época as meninas e moças cujos pais residiam longe da Escola passaram a morar na casa do Pastor Theophil Dietsch, que havia se casado há pouco tempo com Lydia Dohms.
Elas passaram a frequentar as aulas que muitas vezes eram à tarde. Depois das aulas iam até a casa do Pastor onde ajudavam sua esposa nas tarefas da cozinha e recebiam aulas de tricô e bordados.
Iniciou-se então em 1918, o internato feminino com algumas moças morando junto à residência pastoral. Em 1919, foi ampliada a atividade de internato e a Sociedade Escolar alugou uma casa para o internato feminino.
Assim sob a direção do professor Schloesser, foi possível implantar o internato masculino que no mesmo ano se iniciou a construção do prédio próprio. Este primeiro prédio servia para aulas durante o dia e a noite para abrigar o internato masculino. Com isso a Escola foi crescendo e chegaram sempre mais famílias ao povoado de Não-Me-Toque.
Hoje a Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro tem mais de 100 anos de história e tradição em nosso município e atende turmas Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro, com sede na Rua Cel. Alberto Schmitt,681, na cidade de Não-Me-Toque, RS, integra-se à Rede Sinodal de Educação.
A Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro, doravante denominada Escola Sete de Setembro, é um estabelecimento de ensino comunitário, filantrópico e confessional, orientando-se pela doutrina luterana.
Proposta Pedagógica
A ideia-chave do trabalho de nossa instituição respalda-se na relação que se pretende estabelecer com os professores, alunos e os conteúdos de aprendizagem através de atividades planejadas cuidadosamente.
Essas atividades são realmente significativas para os alunos, pois os professores tem como propósito orientar, com metodologias ativas os alunos a construir os seus conhecimentos preparando-os para um futuro de resolução de problemas, de tomada de consciência, de decisões e de aprendizagem.
Esta construção só acontece quando há a interação e a reflexão, por acreditarmos que todos os mecanismos didáticos e os recursos pedagógicos ajudam muito, porém, sozinhos, não são o núcleo de um ensino autêntico.
Nossa Escola se identifica com a tendência construtivo-interacionista, onde o conhecimento é entendido não apenas como uma coleção de informações, mas como o desenvolvimento de estruturas mentais, uma estrutura organizada que permite a transformação da informação em conhecimento.
Missão
Promover uma educação de qualidade que oportunize aos alunos o desenvolvimento crítico, criativo, participativo e responsável, para que eles se identifiquem, se autorrealizem e assumam um compromisso de transformação social.
Visão
Ser uma instituição de referência, com profissionais qualificados, reconhecida por excelência, investindo na formação integral da criança e do adolescente, que serão os gestores do amanhã, comprometidos e atuantes na sociedade.
Princípios
Proporcionar uma formação multidisciplinar e interdisciplinar, promovendo a liberdade de criação e de expressão, oportunizando atividades pedagógicas que desenvolvam habilidades e competências, transformando informações em conhecimento.
Oportunizar o crescimento de um cidadão transformador e atuante, preparado para um futuro promissor, sendo exemplo de ética, integridade moral e comprometimento social.
Investir em profissionais qualificados que promovam uma educação de qualidade, beneficiando a formação integral dos alunos.